BLOG DO PROFESSOR MARCOS FARIA

Seja muito bem vindo ao Blog do Professor Marcos Faria, o objetivo deste Blog, é informar as principais notícias e acontecimentos na minha pequena cidade São João do Oriente, e demais informações sobre o Estado de Minas Gerais, Brasil, América do Sul e Mundial.
Seja bem vindo!
Divulgue para todos os seus contatos!
Forte abraço!
PROFESSOR MARCOS FARIA DE ALMEIDA.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A HISTÓRIA DA MINHA CIDADE, COMO TUDO COMEÇOU.

A ORIGEM DA CIDADE DE SÃO JOÃO DO ORIENTE.
O território Mineiro, a partir do ano 1533 passou a ser percorrido por expedições com o objetivo de descobrir minas de ouro e de pedras preciosas, etc. Em 1576, esteve na região do Vale do Rio Doce, a expedição de Fernandes Tourinho colonizando lentamente, apesar da resistência dos índios botocudos, da tribo aimorés, deixando atrás de si, povoados e fazendas que ficaram ilhados por falta de comunicação por vários anos.
Quando terminou o ciclo de ouro em Minas, fervilham entradas e bandeiras, que passaram a ser atraídas por terras férteis e boas para o pastoreio. Os desbravadores formavam expedições em busca de melhores terras e das mais acessíveis aos meios de comunicação da época.
Por volta de 1849 surgi um povoado que mais tarde se tornou Caratinga às margens do Rio São João, servindo como ponto de partida para outras expedições colonizadoras que ocorriam à notícia de terras férteis, fundando povoados, entre eles, São João do Oriente, em 1880, ano em que se inicia a derrubada das matas.
O primeiro bandeirante a penetrar o município de São João do Oriente foi Raimundo Caetano de Santo Antônio do Manhuaçu, em 1880. Os primeiros habitantes de São João do Oriente foram as famílias: Caetano, Marques, Oliveira e Corrêa. O povoado surgiu da necessidade de agruparem-se. As terras para o patrimônio foram doadas por Antônio Vidal, Francisco Guilherme e Antônio José da Silva, em nome de São João Batista.
Em 1887, inicia-se o povoamento do patrimônio que passara a se chamar Baixio da Decoada devido ser esta região banhada por um Córrego de águas escuras cor “decoada”. Em 1902, quando terminara de celebrar a primeira missa no povoado, o Padre José Faustino dos Santos, olhara para o vasto horizonte e assim exclamara: “Este lugar deveria se chamar São João do Oriente. Sendo assim, a origem do nome de nossa Cidade está ligada a este fato. Outras pessoas vieram para São João do Oriente tais como: Augusto de Andrade e seus irmãos: Zeca Andrade e Antônio Andrade; Capitão José Rodrigues de Oliveira e seu irmão Alexandre Rodrigues de Oliveira. O Farmacêutico Olívio Pinto Vieira que veio a convite de Sebastião Andrade que também criou a primeira Escola Pública e primeira Professora foi Alverina Lopes e a segunda Professora de São João do Oriente foi a Senhora Bárbara Patrícia de Souza.
Em 1914 se inicia a medição das terras do arraial de são João do Oriente pelo agrimensor Antônio G. Monteiro Júnior. Em 1915 ocorreu a instalação da primeira Casa Comercial cujo dono era o Senhor José Vicente de Almeida-Higino Fernandes e também da primeira Farmácia de propriedade do Senhor Olívio Pinto Vieira.
Em 27 de Dezembro do ano de 1948 ocorreu a criação do Distrito de São João do Oriente, pela Lei 336 de 27 de Dezembro de 1948. Em 24 de Junho de 1950 ocorreu a inauguração da primeira produção de energia elétrica de São João do Oriente, proveniente da Usina Hidráulica do Ribeirão Santo Estevão. E também neste mesmo ano São João do Oriente torna-se Distrito da Cidade de Iapu. Criação e instalação do Cartório de Paz e Notas. Em 14 de Maio de 1953 ocorre a criação da Escola Rural Fazenda Boa Vista.
Em 21 de Janeiro de 1955 ocorre a criação e instalação da Agência de Correios e Telégrafos. Neste mesmo ano foi feito o lançamento da pedra fundamental da Matriz São João Batista, tendo como Padre, Francisco Weber, e, sendo a mesma inaugurada em 12 de Abril de 1962.
Em 1962 ocorre a emancipação do Distrito de São João do Oriente, e, o mesmo é elevado à categoria de Município, pela Lei 2764 de 30 de Dezembro de 1962. No ano de 1963 a Cidade de São João do Oriente passou por grandes transformações importantes, tais como: Em 01 de Março de 1963 ocorre a instalação da Cidade de São João do Oriente, e, tendo como governante da mesma, o Intendente Durval Fernandes.
Em 07 de Agosto de 1963 a Fundação da Escola Municipal Armindo Antunes de Siqueira. E, em 30 de Agosto deste mesmo ano toma posse o primeiro Prefeito da Cidade de São João do Oriente o Senhor Alberto Sebastião de Oliveira por meio de eleições diretas.
Em 28 de Janeiro de 1964 ocorre a criação da SIAT (Agência Fazendária). E em 18 de Julho de 1964 Instalação da Escola Padre Francisco Weber em Santa Maria do Baixio Distrito de São João do Oriente. Em 12 de Dezembro de 1965 ocorre a criação do Serviço de Telégrafo, e, nesta mesma data também ocorre a fundação da Campanha Nacional dos Educandários Gratuitos (CNEG) e, que mais tarde se tornaria Campanha Nacional das Escolas da Comunidade (CNEC).
No ano de 1966 ocorreu o início dos trabalhos da Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (CEMIG). Em 31 de Janeiro de 1967 toma posse o segundo Prefeito da Cidade de São João do Oriente o Senhor Milton Antunes de Siqueira por meio de eleições diretas. Instalação da (CEMIG) em 29/04/1967.
Instalação do primeiro receptor de televisão em 15/11/1967.
Em 01 de Setembro de 1968 início do serviço de telefonia pela Empresa (TELEMIG). Em 23 de Março de 1973 ocorre a fundação e criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Oriente. Em 24 de Novembro de 1976 ocorreram as seguintes inaugurações:
Biblioteca Municipal Olívio Pinto Vieira; Ambulatório Médico; Praça 1º de Março; Fonte da Lavadeira Maria Pedra; Ponte sobre o Rio Santo Estevão; Praça Poliesportiva Dênio Moreira, anexa ao Estádio Olívio Pinto Vieira.
No ano de 1977 ocorre a instalação da Companhia de Saneamento Básico e Abastecimento de Água (COPASA). Em 03 de Março de 1980 ocorre a inauguração do Banco Nacional. Em 28 de Janeiro de 1983 ocorre a inauguração do Banco do Brasil.
Fonte: S. S. Suderli; SÃO JOÃO DO ORIENTE MG. 1º edição – São João do Oriente: INGRA – Gráfica Caratinga. 1987.

AUTOR: Marcos Faria de Almeida é diretor de Saúde, coordenador de Atenção Básica de Saúde, responsável técnico pelos Serviços de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, coordenador dos PSF´s  I, II e III de São João do Oriente/MG, professor, enfermeiro, especialista em Saúde e Educação.

2 comentários: