BLOG DO PROFESSOR MARCOS FARIA

Seja muito bem vindo ao Blog do Professor Marcos Faria, o objetivo deste Blog, é informar as principais notícias e acontecimentos na minha pequena cidade São João do Oriente, e demais informações sobre o Estado de Minas Gerais, Brasil, América do Sul e Mundial.
Seja bem vindo!
Divulgue para todos os seus contatos!
Forte abraço!
PROFESSOR MARCOS FARIA DE ALMEIDA.

quinta-feira, 3 de março de 2011

DOENÇAS QUE PODEM SER ADQUIRIDAS ATRAVÉS DO BEIJO!

Você é daquelas pessoas que beija muito? Que beija várias pessoas em uma única noite de balada? Cuidado você pode adquirir sérias doenças, é melhor você se cuidar. Através da saliva, que é trocada através de um beijo, é possível contaminarmos alguém, ou então sermos contaminados por diversos vírus e bactérias, tais como os da mononucleose, herpes e sífilis. Cuidado ao sair beijando todo mundo que se encontra pelo caminho!
A mononucleose é transmitida pelo vírus Epstein-Barr, e é transmitido de humano para humano, através da saliva. Por esse motivo ganhou a alcunha de "doença do beijo". Além do beijo, pode-se contrair mononucleose através da tosse, espirro e objetos como copos e talheres. Apesar de se transmitir de modo semelhante a gripe, o Epstein-Barr é um vírus menos contagioso, o que faz com que seja possível haver contato com pessoas infectadas e não se infectar. A mononucleose, muito comum em adolescentes e jovens adultos por causa da variedade de parceiros, também é transmitida pela saliva. Ela costuma ser confundida com gripe, por causar dor de garganta, no corpo, febre, mal-estar e inchaço dos gânglios. A doença não costuma ser grave, mas às vezes gera aumento do baço e do fígado e inflamação do coração. Em alguns casos, evolui para hepatite moderada e conjuntivite. Não existe medicamento que tenha alguma ação comprovada contra o vírus. O que se pode fazer é tomar analgésico e repousar.
A herpes também pode ser transmitida pelo beijo, a infecção pelo herpes simples é recorrente, ela vai e volta espontaneamente. Isto ocorre porque o vírus "se esconde" dentro das células do sistema nervoso impedindo que as defesas do organismo consigam eliminá-las completamente. Quem tem herpes, o terá pelo resto da vida. De tempos em tempos o vírus volta a se manifestar, normalmente em períodos de queda do sistema imune. Alguns fatos predisponentes são conhecidos, como exposição solar intensa, estresse emocional, menstruação, traumas etc. A frequência das recorrências é individual. Os sintomas são ardência e coceira na região dos lábios, pode ocorrer inchaço, aparecimento de bolhas que são dolorosas.
A sífilis também pode ser transmitida pelo beijo. A sífilis é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. A transmissão é basicamente sexual, mas pode também ser transmitida da mão para o feto. A doença é dividida em 3 fases, denominadas de sífilis primária, secundária e terciária. A camisinha é o melhor método para prevenir a transmissão da sífilis sexualmente, desenvolver o hábito de lavar as mãos constantemente evita o contágio oral, e não sair beijando todo mundo que se encontra pela frente evita-se também o contágio oral.
Portanto a conclusão é esta, não saia beijando todo mundo, não saia beijando todas as bocas, se cuida se proteja, e tenha uma vida mais segura e saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário