BLOG DO PROFESSOR MARCOS FARIA

Seja muito bem vindo ao Blog do Professor Marcos Faria, o objetivo deste Blog, é informar as principais notícias e acontecimentos na minha pequena cidade São João do Oriente, e demais informações sobre o Estado de Minas Gerais, Brasil, América do Sul e Mundial.
Seja bem vindo!
Divulgue para todos os seus contatos!
Forte abraço!
PROFESSOR MARCOS FARIA DE ALMEIDA.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

A LUTA PELA ERRADICAÇÃO DA VIOLÊNCIA RURAL BRASILEIRA.

Os céus pertencem somente ao SENHOR, mas a terra ele deu aos seres humanos. Salmos 115.16.

Ao analisarmos a violência em nossos campos rurais, percebemos que estamos vivendo em uma terra sem leis, não se respeita famílias, não se respeita os indígenas, não se respeita as florestas, não se respeita o Estado, não se respeita nada!
As manchetes todas estão estampadas de violência rural, desmatamento, trabalho escravo, usurpação de terras fiscais, avanço desordenado da pecuária e da agroindústria, etc.
Será que já não basta de violência no campo? Quantos casos de violência continuaram sem esclarecimentos? Quanta violência ainda continuará sem punição? Até quando o Tribunal de Justiça continuará a intervir de forma ineficiente? Até quando o Governo continuará inerte? Até quando a sociedade civil continuará pensando que isto não é problema nosso?
Faz-se notório neste momento investigações e reativações de investigações judiciais de assassinatos de sindicalistas, de defensores dos direitos humanos, de autoridades, de produtores rurais de direito, de indígenas, etc. Basta de assassinatos que permanecem impunes os seus respectivos autores e mandantes.
Penso que é mais que chegada o hora de o Estado dar respostas às famílias de pessoas que foram assassinadas, e para toda a sociedade brasileira.
Acabar com a violência no campo não é tarefa fácil, mas penso que nunca devemos desistir da luta de minimização da violência rural, e consequentemente a sua erradicação!

NO CAMINHO COM MAIAKÓVSKI.

No caminho com Maiakóvski
"[...]
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
[...]"

segunda-feira, 27 de junho de 2011

ASMA: COM CHEGADA DE TEMPO FRIO E SECO, MINISTÉRIO DA SAÚDE DÁ DICAS PARA EVITAR CRISES EM CRIANÇAS.

LOC/REPÓRTER: Carpetes, cortinas, casa pouco iluminada. Um verdadeiro paraíso para os ácaros e um drama para crianças e adultos com asma - doença causada por inflamações das vias aéreas. Durante uma crise de asma, a pessoa sofre com uma falta de ar tão angustiante que leva ao desespero. Mas a mudança de alguns hábitos e cuidados com a casa podem deixar o ambiente livre da poeira e contribuir para que os moradores consigam respirar melhor. O diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto,  afirma que no inverno, e em locais onde o clima é muito seco, como na região Centro-Oeste, as pessoas devem ficar mais atentas.
TEC/SONORA: diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto
"Você tem que tomar muito cuidado com aquilo que acumule poeira. É a mãe que chega em casa à noite e chacoalha o lençol em cima da cama e a criança passa a noite toda espirrando. Limpar o ventilador, fazer a limpeza do filtro do ar condicionado. Em relação ao clima seco, tomar muita água, se puder ter um travesseiro antialérgico, mas se não tiver cobrir a cama e ao invés de chacoalhar, você tirar levemente esse lençol da cama. Não ter carpete. Se você tem aquele chão que acumula poeira, areia, você ter uma cerâmica ou estar sempre limpando passando pano úmido e não varrendo."
LOC/REPORTER: De acordo com Heider Pinto, é fundamental que as crianças recebam todos os cuidados necessários para tratar a doença. No entanto, o diretor de Atenção Básica afirma que a asma não pode impedir a criança de ter uma vida normal com brincadeiras e atividades físicas.
TEC/SONORA: diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto
"Tirar um pouco a ansiedade da família na medida em que vários casos eles não perduram a vida toda. Muitos casos de asma são disparados por uma questão mesmo de a criança se sentir sozinha, se sentir um pouco mais abandonada, pouco amada. Então, dar carinho, valorizar aquela criança, estimular, não tratar ela como uma doentinha que sempre precisa de ajuda, são coisas que fortalecem essa família."
LOC/REPÓRTER: O diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto, ressalta que a prática de exercícios físicos, em especial a natação, é fundamental para evitar os problemas respiratórios.  Segundo dados do Ministério da Saúde, as internações por asma reduziram em 51% nos últimos dez anos. A queda se deve pela ampliação do acesso a medicamentos pelo SUS e  pela melhoria da assistência a pacientes com doenças respiratórias.
Reportagem: Vanessa Silvestre.
25/06/2011
ASMA: Com chegada de tempo frio e seco, Ministério da Saúde dá dicas para evitar crises em crianças.

DOIS CASOS SUSPEITOS DE E. COLI EM CAMPINAS SÃO PAULO ESTÃO EM INVESTIGAÇÃO.

Pacientes passam bem e não há risco de surto no Brasil a partir destes casos. As autoridades de saúde aguardam o resultado do exame laboratorial para confirmar ou descartar a notificação.
O Ministério da Saúde foi notificado, nesta sexta-feira (24), pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas (SP) da suspeita de dois casos de infecção pela bactéria E. Coli circulante na Alemanha. De acordo com a secretaria, os dois pacientes voltaram da Europa no dia 11 de junho e apresentaram os primeiros sintomas no último dia 14. Eles passam bem e não estão internados. Não há risco de surtos no Brasil a partir destes casos. As autoridades de saúde aguardam o resultado do exame laboratorial das amostras de fezes para confirmar ou descartar a suspeita.
A doença causa cólicas abdominais severas e forte diarréia, muitas vezes com sangue. A transmissão ocorre pelo consumo de alimentos contaminados crus ou mal cozidos. Outra possibilidade é o contágio por via fecal-oral (quando alguém ingere água ou alimentos contaminados por micropartículas de fezes de pessoas infectadas ou quando uma pessoa leva à boca objetos contaminados). É fundamental manter hábitos diários de higiene, como lavar as mãos antes das refeições; depois de usar o banheiro e do contato com animais; e antes de preparar, servir ou tocar os alimentos. As pessoas que apresentarem esses sintomas depois de uma viagem internacional, devem procurar assistência médica.
O Ministério da Saúde recomenda que pessoas em viagem internacional, principalmente aos países da Europa e aos Estados Unidos, não devem comer alimentos crus, sobretudo vegetais e produtos de origem animal. Não há nenhuma recomendação de restrição de viagem e é importante seguir as orientações das autoridades de saúde do país visitado.
Também reforça o alerta para que os profissionais de saúde da rede pública ou privada estejam atentos a pacientes com histórico de viagem internacional, nos últimos 30 dias, principalmente à Alemanha; e que apresentem fortes cólicas abdominais e diarreia com sangue. Esses são os principais sintomas que surgem nas pessoas infectadas por um tipo mais agressivo da bactéria – chamado E.coli enterohemorrágica.
As orientações sobre os procedimentos a serem adotados pelos profissionais de saúde podem ser encontradas no sítio eletrônico da Secretaria de Vigilância em Saúde (http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/nota_shu_3_6_2011_final.pdf)
SITUAÇÃO ATUAL – Até 24 de junho, foram registrados 3.836 casos de infecção pela E.coli, com 45 mortes – de acordo com o escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa. A Alemanha contabiliza 43 óbitos e concentra 97% das infecções, com 3.717 casos. O restante dos casos ocorreu na Áustria, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Reino Unido, Suíça e Suécia.
Segundo a OMS, a maioria dos casos ocorridos fora da Alemanha, incluindo os dos Estados Unidos, está vinculada a pessoas que estiveram no país europeu, especialmente no Norte, na região da cidade de Hamburgo. 

Cinco recomendações básicas para consumo e preparo de alimentos:
1.    Consumir apenas água potável e alimentos bem lavados
2.    Manter a limpeza durante o preparo dos alimentos
3.    Separar alimentos crus de cozidos (durante o preparo)
4.    Cozinhar completamente os alimentos (acima de 70o C)
5.     Manter os alimentos em temperaturas seguras.

24/06/2011 , às 18h08 
Dois casos suspeitos de E.coli em Campinas (SP) estão em investigação

SAÚDE NO INVERNO - CUIDADOS COM A PELE E DOENÇAS RESPIRATÓRIAS NESTA ESTAÇÃO.

O inverno é a estação do ano em que são registradas as menores temperaturas. Por isso, se faz necessário redobrar os cuidados com a saúde, devido ao maior risco de se contrair doenças respiratórias neste período.
Caracterizado pelo clima frio e seco, junto com a chegada da estação mais fria do ano, é no inverno que aumentam o número de casos de doenças respiratórias, tais como asma, pneumonia, sinusite, rinite, resfriados, gripes, entre outras. Segundo especialistas, isso ocorre graças às mudanças climáticas e à propensão das pessoas a serem alérgicas ou a ficarem em locais fechados, sem muita ventilação.
Nesta fase de baixas temperaturas, doenças corriqueiras como resfriados ou gripes, quando não tratadas corretamente, podem resultar em problemas mais graves, como a asma, a pneumonia, rinite, entre outros. “A atenção redobrada à saúde e aos hábitos alimentares é fundamental para combate e prevenção dessas doenças”, aconselha o Coordenador Estadual de Pneumologia Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Edílson Corrêa de Moura. “A qualidade do ar piora por dois motivos: o crescimento da poluição e pela baixa umidade relativa do ar, sendo as principais causas do afloramento das doenças respiratórias nesta época. A população que mais sofre nesse período são os idosos, as crianças e as pessoas que possuem doenças crônicas”, completa Corrêa.
Além disso, é no inverno que a pele requer maiores cuidados, tanto de proteção, quanto de hidratação. É fácil perceber que no inverno o aspecto da pele muda e é comum que ela apresente áreas ressecadas, com aparência envelhecida e rachaduras. Portanto, hidratar a epiderme, camada mais superficial da pele, e utilizar continuamente o filtro solar são costumes que não devem ser esquecidos nesse período do ano. 
Segundo a coordenadora da Dermatologia Sanitária da SES-MG, Ana Regina Coelho, um cuidado importante está relacionado ao banho que, mesmo no frio, não deve ser muito quente. “A alta temperatura da água remove a proteção natural da pele, diminuindo a sua hidratação. Os banhos devem ser rápidos, a temperatura da água moderada, usando pouco sabonete e evitando o uso de bucha”. Conforme Ana Regina, essas pequenas medidas evitam que a pele se resseque, fique áspera e, muitas vezes, irritada, principalmente durante o inverno, quando a umidade do ar é muito baixa. O mais indicado é iniciar o banho com a água a uma temperatura um pouco mais fria, entre 25 e 30º Celsius.
Dicas para a sua saúde no inverno:
-Fique longe de ambientes fechados ou sem boa ventilação.
-Tenha cuidado com a higiene corporal, evite mudanças bruscas de temperatura e ambiente com ar-condicionado.
-Elimine as bebidas muito geladas, tenha uma dieta saudável e equilibrada;
-Use roupas adequadas à estação
-Mantenha controle rigoroso das doenças crônicas e visite seu médico regularmente.
-Em ambientes públicos, como ônibus e metrô, deve-se evitar levar as mãos aos olhos.

Fonte/Adptação: Agência Minas e SES-MG

Saúde no Inverno – Cuidados com a pele e doenças respiratórias nesta estação
Data:22/06/2011
Autor:Comunicação Minas Saúde

terça-feira, 21 de junho de 2011

HÁBITO DA LEITURA CRESCE ENTRE CRIANÇAS E JOVENS BRASILEIROS.

Esperança
As crianças e os adolescentes brasileiros estão lendo mais. O diagnóstico foi revelado durante o 13ª Salão Nacional do Livro Infantil e Juvenil, no Rio de Janeiro.
De acordo com pesquisa divulgada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), do total de 12 mil títulos novos lançados no país em 2010, cerca de 2,5 mil foram direcionados a crianças e adolescentes. "A própria produção é uma comprovação de que as nossas crianças e jovens estão lendo mais", disse Ísis Valéria Gomes, diretora da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Literatura infanto-juvenil
O presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL), Ednilson Xavier, disse que a parte destinada à literatura infanto-juvenil já representa cerca de 15% do faturamento das lojas. Levantamento feito em 455 livrarias de todo país mostra que as vendas do setor cresceram 9,6% em 2010 em relação ao ano anterior, refletindo a expansão da economia nacional. Ele ressaltou que a área infanto-juvenil lidera o ranking em termos de crescimento de vendas no ano passado.
Para Xavier, a tendência é que o hábito da leitura do público infanto-juvenil seja crescente. "Não tenha dúvida. Há, nesse aspecto, a constatação do mercado editorial de que os livros nessa área, a cada ano, se tornam mais atrativos". A ANL está elaborando pesquisa sobre o livro no orçamento familiar, que será divulgada em agosto, durante a 21ª Convenção Nacional das Livrarias.
Hábito da leitura
Na opinião de Ísis Valéria Gomes, o hábito da leitura é fundamental não só para ampliar o conhecimento mas, inclusive, para a formação da cidadania. "A criança que começa a ler desde pequena segue lendo depois. Não existe postura cidadã sem que você seja um leitor".
Segundo ela, a criança e o jovem brasileiros são penalizados em função do analfabetismo funcional, que exclui as pessoas do conhecimento. "Mas, entre as crianças que leem, a leitura vem aumentando muito. E o consumo [de livros] também, inclusive entre os adolescentes".
Livros eletrônicos
A diretora da FLNIJ observou que o governo federal já desonerou impostos sobre os livros eletrônicos (e-book). Ela avaliou, porém, que, para que o livro digital chegue às camadas da população de menor poder aquisitivo, são necessárias novas ações, uma vez que esses livros são ainda muito caros, custam cerca de R$ 1,8 mil.
Ela disse, também, que é preciso garantir a qualidade dos textos impressos oferecidos ao público infanto-juvenil. "Isso é alguma coisa que precisa ser vigiada, do ponto de vista de se oferecer coisa boa aos adolescentes e às crianças".
A experiência da Fundação German Sanchez Ruiperez, de Salamanca, na Espanha, foi apresentada durante o encontro nacional de livreiros. A instituição aposta na alfabetização digital para crianças a partir de cinco anos de idade, onde os menores convivem com o aprendizado simultâneo no computador e no livro impresso.
09/06/2011
Hábito da leitura cresce entre crianças e jovens brasileiros
Com informações da Agência Brasil
Disponível em: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=habito-leitura-entre-criancas-adolescentes&id=6592

FRUTAS SECAS TÊM MESMO VALOR NUTRICIONAL DAS FRUTAS FRESCAS.

Sirva fresca ou seca
Um grupo de cientistas está recomendando que as autoridades de saúde passem a considerar as frutas secas nutricionalmente equivalentes às frutas frescas. O trabalho analisou frutas secas tradicionais como, como damascos, maçãs, tâmaras, figos, uvas passas e ameixas.
"As frutas secas são ótimas fontes de fibras alimentares totais e solúveis," disse o Dr. Daniel Gallaher, da Universidade de Minnesota (EUA). "Assim como as frutas frescas, que têm valores baixos de índice glicêmico e podem desempenhar um papel importante na prevenção de diferentes aspectos das doenças metabólicas."
Polifenóis
Além de fornecer fibras, as frutas secas estão entre as principais fontes de potássio nas dietas de todo o mundo, segundo a Dra. Arianna Carughi, da Universidade Harokopio (Japão). Os frutos secos também contêm uma grande variedade dos cada vez mais importantes compostos bioativos fenólicos, assim como vitaminas e minerais específicos, únicos para cada fruta.
"Há poucas dúvidas de que os polifenóis oriundos das plantas protegem contra doenças do coração. Seus efeitos na saúde são complexos e eles parecem funcionar de muitas maneiras diferentes, e não simplesmente como antioxidantes", disse disse o Dr. Gary Williamson, da Universidade de Leeds (Reino Unido).
·  Receita ideal de suco com 7 frutas protege o coração
"Algumas frutas, incluindo as frutas secas, contêm altos níveis de uma variedade de polifenóis e nós estamos apenas começando a compreender o seu efeito protetor sobre a saúde," prossegue Williamson.
Vantagens dos frutos secos
Os pesquisadores tentaram tanto esclarecer alguns equívocos, que têm perpetuado a ideia de que os frutos secos não são tão saudáveis quanto suas versões frescas, quanto destacar algumas vantagens exclusivas dos frutos secos. "Nossa pesquisa com frutos secos (uvas de Corinto gregas) sugerem que elas inibem algumas formas de câncer in vitro", disse a Dra. Kaliora. "Embora os mecanismos sejam desconhecidos, os extratos parecem interromper a propagação das células cancerosas, causando a morte da célula cancerosa e suprimindo a inflamação."
Comparação entre frutas frescas e frutas secas
Um dos problemas mais comuns com a comparação de frutos frescos e seus correlatos secos em termos nutricionais é a prática de igualar os dois tipos por peso - por exemplo, valores nutricionais para cada 100 gramas.
Como o peso da água é removido na secagem, o teor de açúcar das frutas secas parece desproporcionalmente alto, contribuindo para as mensagens confusas sobre a concentração de açúcar nas frutas secas. No entanto, quando o tamanho da porção e o teor de água são levados em conta, o conteúdo de açúcares e calorias equivale precisamente, igualando frutas frescas e frutas secas. As frutas secas já são incluídas junto com as frutas frescas nas recomendações nutricionais oficiais na Argentina, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.
10/06/2011
Frutas secas têm mesmo valor nutricional das frutas frescas
Redação do Diário da Saúde
Disponível em: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=frutas-secas-valor-nutricional-frutas-frescas&id=6582

ESTUDO EXPLICA GANHO DE PESO EM QUEM PÁRA DE FUMAR.

Cigarro e perda de peso
De um lado, é comum ver pessoas que engordaram após largar o cigarro - ou que dizem continuar a fumar para não ganhar peso.
No lado oposto, os fumantes costumam morrer mais cedo - e mais magros.
Agora, uma nova pesquisa, publicada na revista Science destaca a relação entre fumo e peso.
"Fumar não implica ficar magro, mas muitas pessoas dizem que não param de fumar por medo de ganhar peso. Nosso objetivo é ajudar as pessoas a manter seu peso após largar o cigarro e, eventualmente, ajudar também aos não fumantes que lutam contra a obesidade", disse Marina Picciotto, da Universidade de Yale (EUA).
Sem nova dependência
O trabalho, que reuniu cientistas dos Estados Unidos e do Canadá, indica que a nicotina realmente diminui o apetite, e o faz por meio da ativação de um grupo específico de neurônios no cérebro.
Embora o fumo continue como uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo, o novo estudo levanta a possibilidade de desenvolver tratamentos com base na nicotina para ajudar pessoas a parar de fumar e, ao mesmo tempo, evitar a obesidade e distúrbios metabólicos.
Desde, é claro, que estudos mais detalhados não demonstrem dependência de qualquer medicamento desenvolvido para esse fim.
Mas a pesquisa está longe de propor fármacos para essa finalidade, tratando-se mais de um entendimento básico do funcionamento do mecanismo biológico.
Receptores cerebrais
Os cientistas realizaram em camundongos experimentos variados, entre os quais moleculares, farmacológicos, eletrofisiológicos, genéticos e comportamentais.
O grupo descobriu que a nicotina ativa um conjunto específico de circuitos nervosos centrais, conhecidos como receptores de melanocortina do hipotálamo.
Esses receptores, por sua vez, aumentam a atividade dos neurônios chamados de POMC (pró-opiomelanocortina) e de uma série de receptores de melanocortina 4.
Ou seja, a nicotina ativa células que sinalizam ao corpo que o indivíduo já comeu o suficiente.
13/06/2011
Estudo explica ganho de peso em quem pára de fumar
Com informações da Agência Fapesp

VOCÊ CONHECE O SARAMPO?

O que é sarampo?
O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus.
Altamente contagioso, o sarampo é propagado por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes para outros não-imunizados.
A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo e alcança uma letalidade entre 5% e 10% nessas populações.
No Brasil, no entanto, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, essa letalidade não chega a 0,5% - segundo dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Recentemente, o Brasil solicitou à Organização Mundial da Saúde o certificado de erradicação do sarampo.
Sintomas do sarampo
O período de incubação do sarampo dura entre oito e 13 dias.
Depois começam a aparecer os principais sintomas, com o aparecimento de pequenas erupções na pele (exantemas) de cor avermelhada, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamação, com presença de catarro, das vias respiratórias.
A moléstia torna-se mais grave quando atinge mães em período de amamentação, crianças desnutridas e adultos e a melhor maneira de prevenção continua a ser a vacinação.
Vacina contra sarampo
A chefe do Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Marilda Siqueira, recomenda que as famílias levem as crianças para a vacinação contra sarampo.
Segundo a especialista, as campanhas de vacinação periódicas foram fatores determinantes nos esforços para a eliminação da doença no país.
"A primeira grande campanha de vacinação contra o sarampo foi realizada em 1992. A iniciativa imunizou cerca de 42 milhões de crianças e jovens menores de 15 anos de idade, com cobertura vacinal de 95%. Este foi o ponto de partida para a criação do Programa de Controle e Eliminação do Sarampo", ressalta.
"No mesmo ano, houve um compromisso do governo brasileiro em disponibilizar a vacina de maneira homogênea em todo o país. Mais tarde, a tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, rubéola e caxumba, foi introduzida gradativamente em todos os estados. Outras campanhas foram realizadas e hoje podemos afirmar que não existe mais transmissão endêmica de sarampo não só no país, como também nas Américas", afirma.
"Apesar dos outros países latino-americanos estarem também sem a circulação endêmica desse vírus, o Brasil foi o primeiro a preparar a documentação para entregar à Opas", conclui a pesquisadora.
Tríplice viral
A primeira dose da vacina contra o sarampo deve ser administrada a todas as crianças de um ano de idade e uma segunda dose às crianças entre quatro e seis anos.
A tríplice viral também é recomendada às pessoas que viajam para o exterior, profissionais que atuam no setor de turismo, motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes, estudantes e outros que mantenham contato com viajantes internacionais, além dos profissionais da saúde e da educação.
16/06/2011
Você conhece o sarampo?
Com informações da Fiocruz

TER UM CARRO ESPORTE TORNA UM HOMEM MAIS ATRAENTE PARA AS MULHERES?

Veloz como o carro
Assim como os pavões usam suas penas, alguns homens gastam dinheiro em bens que chamam a atenção na tentativa de atrair as mulheres - sobretudo para relacionamentos de curto prazo.
Mas as mulheres nem sempre entram na festa - depende do que elas estão procurando.
Um novo estudo, publicado no Journal of Personality and Social Psychology, concluiu que, ainda que uma mulher possa achar um homem que compra um produto de luxo chamativo (como um Porsche) mais "desejável" do que um homem que compra um carro mais simples, há um problema aí.
O cara do Porsche pode ser visto como desejável para "ficar", mas não como um parceiro para um relacionamento de longo prazo.
Homem-pavão
Segundo o estudo, a ostentação nos gastos é um indício de que o homem está interessado em sexo sem compromisso.
"Esta pesquisa sugere que os produtos chamativos, tais como Porsches, podem ter a mesma função para alguns homens que as penas grandes e brilhantes servem para os pavões," diz Jill Sundie, da Universidade do Texas (EUA).
Assim como os pavões exibem suas caudas para suas potenciais companheiras, os homens que estão interessados em relações sexuais de curto prazo ostentam suas fantasias e disfarces na forma de carros e outros produtos caros.
"As pessoas podem sentir que possuir coisas chamativas as torna mais atraentes como um parceiro para relacionamento mas, na verdade, muitos homens podem estar enviando às mulheres a mensagem errada," diz o coautor Daniel Beal, da Universidade Rice.
"Quando as mulheres estão considerando um relacionamento de longo prazo, possuir o carro esporte pode não ter nenhuma vantagem em relação a possuir um carro econômico," completa.
E as mulheres?
As mulheres, por seu lado, não se comportam da mesma maneira e não compram produtos espalhafatosos especificamente para atrair os homens, dizem os pesquisadores.
"Obviamente, as mulheres também gastam muito dinheiro em coisas caras," diz Sundie. "Mas a antecipação do romance não provoca gastos como acontece com alguns homens."
17/06/2011
Ter um carro esporte torna um homem mais atraente para as mulheres?
Redação do Diário da Saúde