BLOG DO PROFESSOR MARCOS FARIA

Seja muito bem vindo ao Blog do Professor Marcos Faria, o objetivo deste Blog, é informar as principais notícias e acontecimentos na minha pequena cidade São João do Oriente, e demais informações sobre o Estado de Minas Gerais, Brasil, América do Sul e Mundial.
Seja bem vindo!
Divulgue para todos os seus contatos!
Forte abraço!
PROFESSOR MARCOS FARIA DE ALMEIDA.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

DESCOBERTO O PROCESSO NATURAL QUE ELIMINA O COLESTEROL.

Autofagia
Cientistas da Universidade de Ottawa, no Canadá, descobriram que uma rota bioquímica bem-conhecida, chamado autofagia, também mexe com o colesterol e pode ser responsável por enviá-lo para fora das células.
O Dr. Yves Marcel e seus colegas demonstraram que a autofagia - que significa auto-digestão - é responsável por "engolir e digerir" o colesterol acumulado nas paredes das artérias.
Esse processo facilita a remoção do colesterol e pode representar um alvo totalmente novo para reverter aaterosclerose, a principal causa de ataque cardíaco e derrame.
Acúmulo do colesterol
Há uma necessidade urgente de compreender como a acumulação de colesterol nas artérias pode ser revertida, dada a incidência cada vez maior dos problemas que ele causa.
O colesterol se acumula nas paredes das artérias, podendo causar a aterosclerose, também conhecida como estreitamento das artérias, o que provoca bloqueios e reduz o fluxo sanguíneo para o coração. Isso muitas vezes culmina em ataques cardíacos e derrames.
"A constatação de que a autofagia também funciona para digerir e liberar o colesterol das células e o fato de que sabemos que esta via é regulada dá esperança para o desenvolvimento de novas drogas que possam ativar a exportação do colesterol das paredes das artérias", disse Marcel.
Importância do colesterol
O trabalho vem mostrar a enorme complexidade da bioquímica envolvendo o colesterol.
colesterol é importante para a estrutura da célula.
Os problemas surgem quando colesterol demais é depositado dentro das paredes da artéria coronária - as origens da doença arterial coronariana.
Os pesquisadores agora estão investigando como este processo está envolvido no desenvolvimento da aterosclerose, um passo que pode ajudar os especialistas em medicina cardiovascular entender e encontrar uma nova maneira de deter a progressão da doença de coração.
15/09/2011

Descoberto processo natural que elimina o colesterol

Redação do Diário da Saúde

BRÓCOLIS PICANTE REFORÇA EFEITO ANTI-CÂNCER.

Efeito picante
Temperar o brócolis fresco com uma comida picante que contenha a enzima mirosinase aumenta significativamente o poder que cada um desses alimentos já tem naturalmente para prevenir o câncer.
Dar uma apimentada no brócolis também garante que a absorção dos compostos ocorra na parte superior do sistema digestivo, onde eles trazem o benefício máximo à saúde.
"Para obter este efeito, apimente seu brócolis com brotos de brócolis, mostarda, rábano ou wasabi. Quanto mais picante, melhor," diz a Dra. Elizabeth Jeffery, da Universidade de Illinois (EUA), responsável pelo estudo.
Brócolis levemente cozido
Quando brotos de brócolis frescos foram comidos com pó de brócolis, os cientistas detectaram compostos bioativos no sangue dos voluntários apenas 30 minutos depois.
Estes compostos bioativos no sangue atingiram um pico em três horas, atingindo níveis muito mais elevados do que quando os alimentos foram comidos isoladamente.
Não é nenhum segredo que muitas pessoas "cozinham os benefícios" do brócolis, em vez de cozinhá-lo levemente - de 2 a 4 minutos - para proteger suas propriedades saudáveis.
"No entanto, este estudo mostra que, mesmo que o brócolis seja cozido demais, você ainda pode aumentar seus benefícios juntando-o com outro alimento que contenha mirosinase," disse Jeffery.
Mirosinase
A mirosinase é a enzima necessária para formar o sulforafano, o componente do vegetal que tem efeito preventivo contra o câncer.
Foi isto o que aconteceu com os brotos de brócolis fresco e o pó de brócolis comidos neste experimento: o pó não contém mirosinase, mas contém o precursor do agente anti-câncer sulforafano.
Consumidos juntos, os dois compostos se uniram e otimizaram o benefício anti-câncer.
Há outros alimentos que podem aumentar os benefícios do brócolis, se forem colocados juntos: rabanete, repolho, rúcula, agrião e couve de Bruxelas.
Recentemente o mesmo grupo descobriu que é possível aumentar o poder que o brócolis tem na prevenção do câncer atuando sobre a atividade das bactérias benéficas no cólon.
15/09/2011
Brócolis picante reforça efeito anti-câncer
Redação do Diário da Saúde

COMER FRUTAS E VEGETAIS CRUS PROTEGE CONTRA DERRAME.

Mas tem que ser cru
Comer grandes quantidades de frutas e verduras cruas todos os dias pode diminuir o risco de sofrer um derrame.
Por outro lado, os pesquisadores não encontraram nenhuma evidência para sugerir que o mesmo efeito protetor ocorra quando se come frutas e legumes cozidos.
Linda Oude Griep e seus colegas da Universidade de Wageningen, na Holanda, realizaram uma pesquisa com 20.069 homens e mulheres com idades entre 20 e 65 anos.
Nenhum dos participantes tinha sofrido uma doença cardiovascular no início do período de pesquisa.
Peras e maçãs
Os hábitos alimentares habituais dos participantes foram coletados usando um questionário com informações sobre 178 tipos de alimentos.
Das frutas e legumes mais consumidos, mais da metade eram peras e maçãs.
Os participantes foram então monitorados durante dez anos.
No decorrer da pesquisa, 233 dos participantes sofreram derrame.
O risco de um acidente vascular cerebral foi 36% mais baixo para as pessoas que consumiam grandes quantidades de frutas e vegetais não transformados (mais de 262 gramas por dia) do que para as pessoas que comiam pouco destes produtos (menos de 92 gramas por dia) - uma maçã, por exemplo, pesa 120 gramas.
Mecanismo desconhecido
Não foi encontrada relação entre os derrames e a ingestão de frutas e vegetais processados ou cozidos.
Que comia grandes quantidades deste tipo de alimentos processado (233 gramas) não sofreu menos derrames que aqueles que comiam pouco vegetais processados (menos de 113 gramas por dia).
Como o estudo foi estatístico, os cientistas não sabem explicar o mecanismo que as frutas e verduras cruas exercem sobre o organismo para proteger contra o derrame - eles apenas verificaram que isso ocorre de fato.
16/09/2011
Comer frutas e vegetais crus protege contra derrame
Redação do Diário da Saúde