BLOG DO PROFESSOR MARCOS FARIA

Seja muito bem vindo ao Blog do Professor Marcos Faria, o objetivo deste Blog, é informar as principais notícias e acontecimentos na minha pequena cidade São João do Oriente, e demais informações sobre o Estado de Minas Gerais, Brasil, América do Sul e Mundial.
Seja bem vindo!
Divulgue para todos os seus contatos!
Forte abraço!
PROFESSOR MARCOS FARIA DE ALMEIDA.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

OBESIDADE DIMINUI EFICÁCIA DA VACINA CONTRA A GRIPE.

Obesidade contra a vacina
A obesidade torna a vacina sazonal contra a gripe menos eficaz.
Esta é a conclusão da Dra. Melinda Beck e seus colegas da Universidade da Carolina do Norte (EUA).
A suspeita foi levantada pela primeira vez em 2009, durante a epidemia do vírus H1N1, quando pessoas obesas apresentaram uma menor imunidade.
Agora os cientistas encontraram a confirmação e a explicação do mecanismo que diminui a eficácia da vacina.
Anticorpos
O estudo relata que os níveis de anticorpos da vacina contra a gripe caem significativamente em pessoas obesas e com sobrepeso, em comparação com indivíduos com peso saudável.
Os níveis de anticorpos fornecidos pela vacina são semelhantes em indivíduos obesos e não obesos até cerca de um mês após a vacinação.
A partir daí, o nível de anticorpos começa a cair muito mais rapidamente nos indivíduos obesos e com sobrepeso, diminuindo sua imunidade contra a gripe da estação.
Além disso, as respostas das células T CD8+, um tipo de célula sanguínea que desempenha um papel crucial no sistema imunológico humano, apresentam-se "defeituosas" nos indivíduos obesos.
Interferon lâmbda
Cerca de 50% dos participantes obesos tiveram um decréscimo de quatro vezes em seus níveis de anticorpos 11 meses depois da vacinação.
Entre os participantes com peso normal, esse índice foi de 25%.
Quando as amostras de sangue dos participantes foram expostas ao vírus em laboratório, os resultados foram ainda mais marcantes.
As células T CD8+ de cerca de 75% das pessoas com peso saudável continuavam expressando o interferon lâmbda, uma proteína que atua contra as infecções.
Por outro lado, as células de apenas 25% dos obesos responderam produzindo a proteína.
26/10/2011
Obesidade diminui eficácia da vacina contra a gripe
Redação do Diário da Saúde

AZEITE E ÓLEO DE LINHAÇA REDUZEM OBESIDADE E DIABETES.

Inflamação no cérebro
Uma pesquisa realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostrou que a ingestão diária de pequenas doses de azeite de oliva e óleo de linhaça reduzem a obesidade e o diabetes tipo 2.
Ambos os óleos contêm nutrientes que apresentam ações no hipotálamo, órgão responsável pela sensação de fome e queima da gordura corporal.
De acordo com outras pesquisas anteriores da mesma equipe, o consumo de gorduras saturadas como manteiga, leite integral, carnes gordas e alguns tipos de pães levam a uma inflamação, principalmente do sistema nervoso central, que tem o hipotálamo como centro controlador da fome e do gasto energético.
"Com o hipotálamo inflamado, o cérebro não consegue perceber que organismo já está alimentado e precisa parar de comer", explica Juliana Contin Moraes Martins, autora do estudo.
Gorduras insaturadas
Se as gorduras saturadas levam a uma inflamação do hipotálamo, poderiam as gorduras insaturadas como o ômega-9, presente no azeite de oliva e o ômega-3, presente no óleo da semente de linhaça reverter esse quadro?
Essa foi a questão levantada pela pesquisadora, que buscou respondê-la usando modelo animais.
"Pelos resultados prévios em animais, a perda de peso é bastante significativa. Há um restabelecimento da função hipotalâmica.
"Com a adição do azeite de oliva e do óleo de linhaça na alimentação, conseguimos proteger os animais do ganho de peso causado pela ingestão em excesso de gordura saturada e melhorar a sensibilidade à insulina e à glicose.
"O azeite de oliva e óleo de linhaça são salvaguardas nas dietas e bom funcionamento do organismo", revela Juliana.
Cirurgia bariátrica
A próxima fase do estudo será feita em pacientes humanos.
A bióloga pretende utilizar o azeite de oliva e o óleo de linhaça no tratamento de pacientes com obesidade mórbida atendidos pela equipe de cirurgia bariátrica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.
Pessoas obesas apresentam alterações morfológicas no hipotálamo e marcadores inflamatórios na circulação sanguínea. Após a cirurgia, esses marcadores inflamatórios diminuem devido a perda de peso.
"Queremos suplementar a dieta dessas pessoas obesas com óleo de linhaça e azeite de oliva para diminuir esses marcadores inflamatórios antes da cirurgia bariátrica. Isto em 2012 depois de rigorosos protocolos aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa", revela a pesquisadora.
01/11/2011
Azeite e óleo de linhaça reduzem obesidade e diabetes
Com informações do Jornal da Unicamp

CIGARRO E BEBIDAS ALCOÓLICAS SÃO PRINCIPAIS CAUSAS DO CÂNCER DE LARINGE.

Tratamentos do câncer de laringe
O hábito de fumar, associado ao de consumir bebidas alcoólicas, é apontado como uma das principais causas do câncer de laringe.
Na maior parte dos casos, a doença é tratável e as chances de cura estão acima de 50%.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Enaldo Melo de Lima, em fase inicial, as chances de cura do câncer de laringe atingem 70% e o tratamento é feito com a quimioterapia e radioterapia.
Já em casos avançados, nos quais as chances de cura chegam a 50%, pode ser necessária uma cirurgia para a retirada da laringe, que significará a perda da voz.
"O problema do câncer de laringe é que alguns pacientes não têm reposta ao tratamento conservador, da quimioterapia ou da radioterapia. Nestes casos, é preciso fazer a cirurgia de retirada de laringe, de mutilação do órgão, quando há perda da voz", explicou Enaldo Melo.
Câncer de laringe
O médico alerta que o câncer de laringe afeta mais os homens e é o mais comum entre os tipos de tumores que atingem a região da cabeça e do pescoço. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), representa 25% dos tumores malignos nessa região e 2% de todos os cânceres.
O tumor na laringe pode afetar a fala e a deglutição. Os primeiros sintomas são dores localizadas, sensação de caroço na região ou rouquidão.
Para se prevenir, o médico sugere que maus hábitos sejam abandonados. "A causa principal é o tabagismo, o álcool funciona como fator aditivo. São maus hábitos que desenvolvem não só câncer [na região da] cabeça e pescoço, como [também] câncer de pulmão, de esôfago e de intestino", exemplificou.
Segundo o site do Inca, os fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver a doença. Em pacientes que aliam o cigarro à bebida alcoólica, as chances aumentam 43 vezes.
30/10/2011
Cigarro e bebidas alcoólicas são principais causas do câncer de laringe
Isabela Vieira - Agência Brasil

PRESSÃO ALTA AFETA PERCEPÇÃO EMOCIONAL.

Pressão da emoção
Sua capacidade de reconhecer conteúdos emocionais no rosto de outras pessoas e até em textos tem uma ligação íntima com a sua pressão arterial.
Quanto mais elevada a pressão arterial, menor é a capacidade de interpretação emocional do indivíduo.
Esta é a conclusão de um estudo feito pela equipe do Dr. James A. McCubbin, da Universidade de Clemson (EUA).
A equipe mostrou que pessoas com pressão arterial mais elevada apresentam uma redução em sua capacidade de reconhecer emoções como raiva e medo e de reconhecer rostos tristes ou felizes.
O mesmo ocorreu com emoções descritas em passagens de texto.
Amortecimento emocional
"É como viver em um mundo de e-mail sem aquelas carinhas," disse McCubbin. "Colocamos as carinhas nos e-mails para mostrar quando estamos apenas brincando. Caso contrário, algumas pessoas podem interpretar mal o nosso humor e ficar com raiva."
Mas algumas pessoas têm o que McCubbin chama de "amortecimento emocional", que pode levá-las a responder de forma inadequada à raiva ou outras emoções das outras pessoas.
"Por exemplo, se o seu chefe está com raiva, você pode erroneamente acreditar que ele ou ela está só brincando," disse McCubbin. "Isso pode levar a problemas de comunicação, pior desempenho no trabalho e maior sofrimento psicossocial."
Em situações sociais complexas, como nos ambientes de trabalho, as pessoas se baseiam nas expressões faciais e informações emocionais verbais para interagir com os outros.
Relação entre pressão arterial e emoções
Durante o estudo, os pesquisadores verificaram que as pessoas perdem essa capacidade de interpretação emocional quando sofrem de hipertensão ou quando estão em momentos com a pressão arterial mais elevada.
Ainda não há uma explicação do mecanismo fisiológico de interação entre a pressão arterial e as emoções - os pesquisadores apenas constataram a ocorrência do fenômeno.
Mas McCubbin afirma que a ligação entre o amortecimento das emoções e a pressão arterial elevada pode envolvida no desenvolvimento de hipertensão arterial - uma pressão alta crônica - e no aumento do risco de doença cardíaca coronária.
Os pesquisadores afirmam que o amortecimento emocional também pode estar envolvido nos distúrbios da regulação emocional, tais como transtorno bipolar e depressão.
07/11/2011
Pressão alta afeta percepção emocional
Redação do Diário da Saúde

terça-feira, 20 de setembro de 2011

DESCOBERTO O PROCESSO NATURAL QUE ELIMINA O COLESTEROL.

Autofagia
Cientistas da Universidade de Ottawa, no Canadá, descobriram que uma rota bioquímica bem-conhecida, chamado autofagia, também mexe com o colesterol e pode ser responsável por enviá-lo para fora das células.
O Dr. Yves Marcel e seus colegas demonstraram que a autofagia - que significa auto-digestão - é responsável por "engolir e digerir" o colesterol acumulado nas paredes das artérias.
Esse processo facilita a remoção do colesterol e pode representar um alvo totalmente novo para reverter aaterosclerose, a principal causa de ataque cardíaco e derrame.
Acúmulo do colesterol
Há uma necessidade urgente de compreender como a acumulação de colesterol nas artérias pode ser revertida, dada a incidência cada vez maior dos problemas que ele causa.
O colesterol se acumula nas paredes das artérias, podendo causar a aterosclerose, também conhecida como estreitamento das artérias, o que provoca bloqueios e reduz o fluxo sanguíneo para o coração. Isso muitas vezes culmina em ataques cardíacos e derrames.
"A constatação de que a autofagia também funciona para digerir e liberar o colesterol das células e o fato de que sabemos que esta via é regulada dá esperança para o desenvolvimento de novas drogas que possam ativar a exportação do colesterol das paredes das artérias", disse Marcel.
Importância do colesterol
O trabalho vem mostrar a enorme complexidade da bioquímica envolvendo o colesterol.
colesterol é importante para a estrutura da célula.
Os problemas surgem quando colesterol demais é depositado dentro das paredes da artéria coronária - as origens da doença arterial coronariana.
Os pesquisadores agora estão investigando como este processo está envolvido no desenvolvimento da aterosclerose, um passo que pode ajudar os especialistas em medicina cardiovascular entender e encontrar uma nova maneira de deter a progressão da doença de coração.
15/09/2011

Descoberto processo natural que elimina o colesterol

Redação do Diário da Saúde

BRÓCOLIS PICANTE REFORÇA EFEITO ANTI-CÂNCER.

Efeito picante
Temperar o brócolis fresco com uma comida picante que contenha a enzima mirosinase aumenta significativamente o poder que cada um desses alimentos já tem naturalmente para prevenir o câncer.
Dar uma apimentada no brócolis também garante que a absorção dos compostos ocorra na parte superior do sistema digestivo, onde eles trazem o benefício máximo à saúde.
"Para obter este efeito, apimente seu brócolis com brotos de brócolis, mostarda, rábano ou wasabi. Quanto mais picante, melhor," diz a Dra. Elizabeth Jeffery, da Universidade de Illinois (EUA), responsável pelo estudo.
Brócolis levemente cozido
Quando brotos de brócolis frescos foram comidos com pó de brócolis, os cientistas detectaram compostos bioativos no sangue dos voluntários apenas 30 minutos depois.
Estes compostos bioativos no sangue atingiram um pico em três horas, atingindo níveis muito mais elevados do que quando os alimentos foram comidos isoladamente.
Não é nenhum segredo que muitas pessoas "cozinham os benefícios" do brócolis, em vez de cozinhá-lo levemente - de 2 a 4 minutos - para proteger suas propriedades saudáveis.
"No entanto, este estudo mostra que, mesmo que o brócolis seja cozido demais, você ainda pode aumentar seus benefícios juntando-o com outro alimento que contenha mirosinase," disse Jeffery.
Mirosinase
A mirosinase é a enzima necessária para formar o sulforafano, o componente do vegetal que tem efeito preventivo contra o câncer.
Foi isto o que aconteceu com os brotos de brócolis fresco e o pó de brócolis comidos neste experimento: o pó não contém mirosinase, mas contém o precursor do agente anti-câncer sulforafano.
Consumidos juntos, os dois compostos se uniram e otimizaram o benefício anti-câncer.
Há outros alimentos que podem aumentar os benefícios do brócolis, se forem colocados juntos: rabanete, repolho, rúcula, agrião e couve de Bruxelas.
Recentemente o mesmo grupo descobriu que é possível aumentar o poder que o brócolis tem na prevenção do câncer atuando sobre a atividade das bactérias benéficas no cólon.
15/09/2011
Brócolis picante reforça efeito anti-câncer
Redação do Diário da Saúde

COMER FRUTAS E VEGETAIS CRUS PROTEGE CONTRA DERRAME.

Mas tem que ser cru
Comer grandes quantidades de frutas e verduras cruas todos os dias pode diminuir o risco de sofrer um derrame.
Por outro lado, os pesquisadores não encontraram nenhuma evidência para sugerir que o mesmo efeito protetor ocorra quando se come frutas e legumes cozidos.
Linda Oude Griep e seus colegas da Universidade de Wageningen, na Holanda, realizaram uma pesquisa com 20.069 homens e mulheres com idades entre 20 e 65 anos.
Nenhum dos participantes tinha sofrido uma doença cardiovascular no início do período de pesquisa.
Peras e maçãs
Os hábitos alimentares habituais dos participantes foram coletados usando um questionário com informações sobre 178 tipos de alimentos.
Das frutas e legumes mais consumidos, mais da metade eram peras e maçãs.
Os participantes foram então monitorados durante dez anos.
No decorrer da pesquisa, 233 dos participantes sofreram derrame.
O risco de um acidente vascular cerebral foi 36% mais baixo para as pessoas que consumiam grandes quantidades de frutas e vegetais não transformados (mais de 262 gramas por dia) do que para as pessoas que comiam pouco destes produtos (menos de 92 gramas por dia) - uma maçã, por exemplo, pesa 120 gramas.
Mecanismo desconhecido
Não foi encontrada relação entre os derrames e a ingestão de frutas e vegetais processados ou cozidos.
Que comia grandes quantidades deste tipo de alimentos processado (233 gramas) não sofreu menos derrames que aqueles que comiam pouco vegetais processados (menos de 113 gramas por dia).
Como o estudo foi estatístico, os cientistas não sabem explicar o mecanismo que as frutas e verduras cruas exercem sobre o organismo para proteger contra o derrame - eles apenas verificaram que isso ocorre de fato.
16/09/2011
Comer frutas e vegetais crus protege contra derrame
Redação do Diário da Saúde

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O TERRORISMO DE HOJE É PIOR QUE O DO PASSADO?


Terrorismo parece que na história da humanidade, nós estamos tendo o privilégio, ou o desprazer de usarmos esta palavra diariamente, este assunto sempre vem à tona quando assistimos a um filme, a um jornal, a um tele jornal, etc.
Os terroristas de hoje são mais perigosos que os de ontem, penso que não, penso que valores morais e espirituais e que não são mais os mesmos nestes grupos, o valor humano esta em baixa, o valor família também, o conceito sociedade e discriminatório em quaisquer partes do planeta, e as religiões cada vez mais estão usando o extremismo como meio de domínio de massa.
E ainda temos a capacidade de fixarmos em nosso consciente as informações negativas com muita intensidade, e desta forma não fixamos em nosso consciente as informações positivas. Por exemplo, quando falamos em 11/09/2011 (onze de setembro) todos lembramo-nos de terrorismo, mas porque uma data como 09/11/1989 (nove de novembro) a queda do Muro de Berlim não nos vem à mente, não nos vem à lembrança, ou seja, o simples ato de inverter o 11/09 para 09/11 e passamos de uma tragédia para uma vitória, mas parece que o negativo prevalece.
Como combater o terrorismo? Como enfrenta-lo? Uma coisa é certa, não se combate terrorismo com terrorismo, portanto o desafio nos esta proposto, e agora o que faze? Iniciarmos uma nova guerra? Uma guerra santa ocidentalizada? Uma receita mágica como a democracia, a qual até hoje não resolveu os nossos problemas? Vamos parar, pensar e agir, vamos lá!

PREFEITO DE SÃO PAULO É CONTRA O DIA DO ORGULHO HETEROSSEXUAL.


O Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, se posicionou contra o projeto de lei 294/2005 que cria o Dia do Orgulho Heterossexual na Cidade de São Paulo, que teria como dia comemorativo o terceiro domingo do mês de dezembro de cada ano, mas o prefeito Kassab vetou este projeto de lei, com a seguinte argumentação, que o mesmo seria discriminativo.
Mas vamos pensar um pouco, estamos debaixo de uma constituição que se reza na mesma que não existe classe superior e nem inferior em solo brasileiro, desta forma eu pergunto: Porque alguns grupos podem ter o direito de manifestar a sua existência, anseios e vontades e outro não pode? Será porque isto ocorre? Isto é correto? Quem esta com a razão?
Desta forma concluo que a decisão do prefeito Kassab em vetar este projeto de lei que cria o dia do orgulho heterossexual, e ao mesmo tempo o mesmo se posiciona a favor do dia do orgulho gay e de demais manifestações, penso que o fator discriminador total é do prefeito Kassab, e não do projeto de lei do dia do orgulho heterossexual.

A PIZZA PREFERIDA DA MAIOR PARTE DOS DEPUTADOS FEDERAIS " VOTAÇÃO SECRETA".


A Deputada Federal Jaqueline Roriz foi absolvida do processo de cassação, pela votação secreta da Câmara dos Deputados Federais, era necessário que 257 Deputados votassem a favor da cassação para que a mesma fosse cassada, mas apenas 166 Deputados votaram pela cassação da mesma, e 265 Deputados votaram para que a mesma não fosse cassada.
É já são seis anos que o voto secreto para cassação de Deputados aguarda para ser votado, e o mesmo ainda continua sem ser votado, será por quê? O que impede de isto acontecer? Será quem esta sendo beneficiado? O que os cidadãos brasileiros ganham com esta falta de transparência?
Isto é, um desrespeito para a nação brasileira, eu gostaria de saber se esta votação não fosse secreta se a mesma teria recebido tanto apoio como recebeu.
Animais peçonhentos, é que faz uso de lugares secretos e cantos sombrios, nós precisamos no poder é de homens e de mulheres que zelam pela transparência, e que fazem as coisas às claras, e que dão satisfação de tudo que realizam para os seus eleitores. Penso que precisamos de mais transparência e menos escuridão de corrupção. 

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

RELIGIÃO, FELICIDADE E QUALIDADE DE VIDA ESTÃO INTERLIGADAS.


Na alegria e na tristeza
Em uma sociedade marcada pela insegurança e pelo estresse, as pessoas religiosas são mais felizes do que os ateus.
Em sociedades mais prósperas, contudo, o número de pessoas que se declara religiosa diminui e tanto os religiosos quanto os ateus apresentam índices semelhantes de felicidade.
Segundo Ed Diener, da Universidade de Illinois (EUA), esta é a primeira pesquisa a analisar a relação entre religião e felicidade em escala global.
Os cientistas usaram uma pesquisa realizada em mais de 150 países, que incluiu questões sobre religião, qualidade de vida, satisfação com a vida, respeito, assistência social e emoções positivas e negativas.
Religião e dificuldades
Vários estudos têm concluído que as pessoas religiosas tendem a ser mais felizes do que as pessoas não religiosas.
Mas Diener acredita que a religião e a felicidade estão ligadas às características das sociedades nas quais as pessoas vivem.
"As circunstâncias predizem a religiosidade," defende ele. "Circunstâncias difíceis induzem mais fortemente as pessoas a se tornarem religiosas. E, em sociedades religiosas e em circunstâncias difíceis, as pessoas religiosas são mais felizes do que as pessoas não religiosas."
Por outro, em sociedades não religiosas ou em sociedades onde as necessidades básicas das pessoas são atendidas, não foi identificada diferença entre o nível de felicidade entre os dois grupos.
Religião e emoções
A ligação a uma religião institucionalizada parece aumentar a felicidade e o bem-estar em sociedades que não conseguem suprir adequadamente as necessidades por alimentos, emprego, cuidados com a saúde, segurança e educação.
As pessoas religiosas vivendo em sociedades religiosas são mais propensas a se sentirem respeitadas, receberem mais apoio social e experimentar mais emoções positivas e menos emoções negativas do que as pessoas não religiosas dessas mesmas sociedades.
Nas sociedades seculares, que são em geral as mais ricas e que têm melhor assistência social, a religiosidade não parece ter impacto sobre os níveis de felicidade. Na verdade, as pessoas religiosas dessas sociedades relatam ter mais emoções negativas.
Em temos globais, 68% das pessoas pesquisadas afirmaram ser religiosas.
17/08/2011

     Religião, felicidade e qualidade de vida estão interligadas.

    Redação do Diário da Saúde