BLOG DO PROFESSOR MARCOS FARIA

Seja muito bem vindo ao Blog do Professor Marcos Faria, o objetivo deste Blog, é informar as principais notícias e acontecimentos na minha pequena cidade São João do Oriente, e demais informações sobre o Estado de Minas Gerais, Brasil, América do Sul e Mundial.
Seja bem vindo!
Divulgue para todos os seus contatos!
Forte abraço!
PROFESSOR MARCOS FARIA DE ALMEIDA.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

ASMA: COM CHEGADA DE TEMPO FRIO E SECO, MINISTÉRIO DA SAÚDE DÁ DICAS PARA EVITAR CRISES EM CRIANÇAS.

LOC/REPÓRTER: Carpetes, cortinas, casa pouco iluminada. Um verdadeiro paraíso para os ácaros e um drama para crianças e adultos com asma - doença causada por inflamações das vias aéreas. Durante uma crise de asma, a pessoa sofre com uma falta de ar tão angustiante que leva ao desespero. Mas a mudança de alguns hábitos e cuidados com a casa podem deixar o ambiente livre da poeira e contribuir para que os moradores consigam respirar melhor. O diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto,  afirma que no inverno, e em locais onde o clima é muito seco, como na região Centro-Oeste, as pessoas devem ficar mais atentas.
TEC/SONORA: diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto
"Você tem que tomar muito cuidado com aquilo que acumule poeira. É a mãe que chega em casa à noite e chacoalha o lençol em cima da cama e a criança passa a noite toda espirrando. Limpar o ventilador, fazer a limpeza do filtro do ar condicionado. Em relação ao clima seco, tomar muita água, se puder ter um travesseiro antialérgico, mas se não tiver cobrir a cama e ao invés de chacoalhar, você tirar levemente esse lençol da cama. Não ter carpete. Se você tem aquele chão que acumula poeira, areia, você ter uma cerâmica ou estar sempre limpando passando pano úmido e não varrendo."
LOC/REPORTER: De acordo com Heider Pinto, é fundamental que as crianças recebam todos os cuidados necessários para tratar a doença. No entanto, o diretor de Atenção Básica afirma que a asma não pode impedir a criança de ter uma vida normal com brincadeiras e atividades físicas.
TEC/SONORA: diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto
"Tirar um pouco a ansiedade da família na medida em que vários casos eles não perduram a vida toda. Muitos casos de asma são disparados por uma questão mesmo de a criança se sentir sozinha, se sentir um pouco mais abandonada, pouco amada. Então, dar carinho, valorizar aquela criança, estimular, não tratar ela como uma doentinha que sempre precisa de ajuda, são coisas que fortalecem essa família."
LOC/REPÓRTER: O diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto, ressalta que a prática de exercícios físicos, em especial a natação, é fundamental para evitar os problemas respiratórios.  Segundo dados do Ministério da Saúde, as internações por asma reduziram em 51% nos últimos dez anos. A queda se deve pela ampliação do acesso a medicamentos pelo SUS e  pela melhoria da assistência a pacientes com doenças respiratórias.
Reportagem: Vanessa Silvestre.
25/06/2011
ASMA: Com chegada de tempo frio e seco, Ministério da Saúde dá dicas para evitar crises em crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário