BLOG DO PROFESSOR MARCOS FARIA

Seja muito bem vindo ao Blog do Professor Marcos Faria, o objetivo deste Blog, é informar as principais notícias e acontecimentos na minha pequena cidade São João do Oriente, e demais informações sobre o Estado de Minas Gerais, Brasil, América do Sul e Mundial.
Seja bem vindo!
Divulgue para todos os seus contatos!
Forte abraço!
PROFESSOR MARCOS FARIA DE ALMEIDA.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

SAÚDE NO INVERNO - CUIDADOS COM A PELE E DOENÇAS RESPIRATÓRIAS NESTA ESTAÇÃO.

O inverno é a estação do ano em que são registradas as menores temperaturas. Por isso, se faz necessário redobrar os cuidados com a saúde, devido ao maior risco de se contrair doenças respiratórias neste período.
Caracterizado pelo clima frio e seco, junto com a chegada da estação mais fria do ano, é no inverno que aumentam o número de casos de doenças respiratórias, tais como asma, pneumonia, sinusite, rinite, resfriados, gripes, entre outras. Segundo especialistas, isso ocorre graças às mudanças climáticas e à propensão das pessoas a serem alérgicas ou a ficarem em locais fechados, sem muita ventilação.
Nesta fase de baixas temperaturas, doenças corriqueiras como resfriados ou gripes, quando não tratadas corretamente, podem resultar em problemas mais graves, como a asma, a pneumonia, rinite, entre outros. “A atenção redobrada à saúde e aos hábitos alimentares é fundamental para combate e prevenção dessas doenças”, aconselha o Coordenador Estadual de Pneumologia Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Edílson Corrêa de Moura. “A qualidade do ar piora por dois motivos: o crescimento da poluição e pela baixa umidade relativa do ar, sendo as principais causas do afloramento das doenças respiratórias nesta época. A população que mais sofre nesse período são os idosos, as crianças e as pessoas que possuem doenças crônicas”, completa Corrêa.
Além disso, é no inverno que a pele requer maiores cuidados, tanto de proteção, quanto de hidratação. É fácil perceber que no inverno o aspecto da pele muda e é comum que ela apresente áreas ressecadas, com aparência envelhecida e rachaduras. Portanto, hidratar a epiderme, camada mais superficial da pele, e utilizar continuamente o filtro solar são costumes que não devem ser esquecidos nesse período do ano. 
Segundo a coordenadora da Dermatologia Sanitária da SES-MG, Ana Regina Coelho, um cuidado importante está relacionado ao banho que, mesmo no frio, não deve ser muito quente. “A alta temperatura da água remove a proteção natural da pele, diminuindo a sua hidratação. Os banhos devem ser rápidos, a temperatura da água moderada, usando pouco sabonete e evitando o uso de bucha”. Conforme Ana Regina, essas pequenas medidas evitam que a pele se resseque, fique áspera e, muitas vezes, irritada, principalmente durante o inverno, quando a umidade do ar é muito baixa. O mais indicado é iniciar o banho com a água a uma temperatura um pouco mais fria, entre 25 e 30º Celsius.
Dicas para a sua saúde no inverno:
-Fique longe de ambientes fechados ou sem boa ventilação.
-Tenha cuidado com a higiene corporal, evite mudanças bruscas de temperatura e ambiente com ar-condicionado.
-Elimine as bebidas muito geladas, tenha uma dieta saudável e equilibrada;
-Use roupas adequadas à estação
-Mantenha controle rigoroso das doenças crônicas e visite seu médico regularmente.
-Em ambientes públicos, como ônibus e metrô, deve-se evitar levar as mãos aos olhos.

Fonte/Adptação: Agência Minas e SES-MG

Saúde no Inverno – Cuidados com a pele e doenças respiratórias nesta estação
Data:22/06/2011
Autor:Comunicação Minas Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário