BLOG DO PROFESSOR MARCOS FARIA

Seja muito bem vindo ao Blog do Professor Marcos Faria, o objetivo deste Blog, é informar as principais notícias e acontecimentos na minha pequena cidade São João do Oriente, e demais informações sobre o Estado de Minas Gerais, Brasil, América do Sul e Mundial.
Seja bem vindo!
Divulgue para todos os seus contatos!
Forte abraço!
PROFESSOR MARCOS FARIA DE ALMEIDA.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

DOIS CASOS SUSPEITOS DE E. COLI EM CAMPINAS SÃO PAULO ESTÃO EM INVESTIGAÇÃO.

Pacientes passam bem e não há risco de surto no Brasil a partir destes casos. As autoridades de saúde aguardam o resultado do exame laboratorial para confirmar ou descartar a notificação.
O Ministério da Saúde foi notificado, nesta sexta-feira (24), pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas (SP) da suspeita de dois casos de infecção pela bactéria E. Coli circulante na Alemanha. De acordo com a secretaria, os dois pacientes voltaram da Europa no dia 11 de junho e apresentaram os primeiros sintomas no último dia 14. Eles passam bem e não estão internados. Não há risco de surtos no Brasil a partir destes casos. As autoridades de saúde aguardam o resultado do exame laboratorial das amostras de fezes para confirmar ou descartar a suspeita.
A doença causa cólicas abdominais severas e forte diarréia, muitas vezes com sangue. A transmissão ocorre pelo consumo de alimentos contaminados crus ou mal cozidos. Outra possibilidade é o contágio por via fecal-oral (quando alguém ingere água ou alimentos contaminados por micropartículas de fezes de pessoas infectadas ou quando uma pessoa leva à boca objetos contaminados). É fundamental manter hábitos diários de higiene, como lavar as mãos antes das refeições; depois de usar o banheiro e do contato com animais; e antes de preparar, servir ou tocar os alimentos. As pessoas que apresentarem esses sintomas depois de uma viagem internacional, devem procurar assistência médica.
O Ministério da Saúde recomenda que pessoas em viagem internacional, principalmente aos países da Europa e aos Estados Unidos, não devem comer alimentos crus, sobretudo vegetais e produtos de origem animal. Não há nenhuma recomendação de restrição de viagem e é importante seguir as orientações das autoridades de saúde do país visitado.
Também reforça o alerta para que os profissionais de saúde da rede pública ou privada estejam atentos a pacientes com histórico de viagem internacional, nos últimos 30 dias, principalmente à Alemanha; e que apresentem fortes cólicas abdominais e diarreia com sangue. Esses são os principais sintomas que surgem nas pessoas infectadas por um tipo mais agressivo da bactéria – chamado E.coli enterohemorrágica.
As orientações sobre os procedimentos a serem adotados pelos profissionais de saúde podem ser encontradas no sítio eletrônico da Secretaria de Vigilância em Saúde (http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/nota_shu_3_6_2011_final.pdf)
SITUAÇÃO ATUAL – Até 24 de junho, foram registrados 3.836 casos de infecção pela E.coli, com 45 mortes – de acordo com o escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa. A Alemanha contabiliza 43 óbitos e concentra 97% das infecções, com 3.717 casos. O restante dos casos ocorreu na Áustria, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Reino Unido, Suíça e Suécia.
Segundo a OMS, a maioria dos casos ocorridos fora da Alemanha, incluindo os dos Estados Unidos, está vinculada a pessoas que estiveram no país europeu, especialmente no Norte, na região da cidade de Hamburgo. 

Cinco recomendações básicas para consumo e preparo de alimentos:
1.    Consumir apenas água potável e alimentos bem lavados
2.    Manter a limpeza durante o preparo dos alimentos
3.    Separar alimentos crus de cozidos (durante o preparo)
4.    Cozinhar completamente os alimentos (acima de 70o C)
5.     Manter os alimentos em temperaturas seguras.

24/06/2011 , às 18h08 
Dois casos suspeitos de E.coli em Campinas (SP) estão em investigação

Nenhum comentário:

Postar um comentário