BLOG DO PROFESSOR MARCOS FARIA

Seja muito bem vindo ao Blog do Professor Marcos Faria, o objetivo deste Blog, é informar as principais notícias e acontecimentos na minha pequena cidade São João do Oriente, e demais informações sobre o Estado de Minas Gerais, Brasil, América do Sul e Mundial.
Seja bem vindo!
Divulgue para todos os seus contatos!
Forte abraço!
PROFESSOR MARCOS FARIA DE ALMEIDA.

quinta-feira, 10 de março de 2011

11 DE MARÇO DIA MUNDIAL DO RIM

Dia 11 de Março será comemorado o dia Mundial do Rim. As funções dos rins assemelham-se à função de um filtro, consiste na “limpeza” do sangue dos resíduos tóxicos resultantes do funcionamento do organismo (metabolismo). Além disso, os rins têm importante papel na regulação da quantidade de água e sal, no controle da pressão arterial, na quantidade de sangue produzida pela medula óssea, na produção de vitamina D e equilíbrio das funções endócrinas do organismo humano.
Estima-se que um em cada 10 indivíduos (com idade superior a 18 anos) seja vitima de doença renal.
Todos os anos surgem novos casos de doentes em falência renal, a necessitar de diálise. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, isto é, sem grandes sintomas, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem possibilidade de qualquer recuperação.

O QUE É DOENÇA RENAL CRÔNICA?
É uma doença progressiva caracterizada por uma deterioração lenta e irreversível dos rins e das suas funções. Uma dessas principais funções consiste na eliminação de substâncias tóxicas resultantes do funcionamento (metabolismo) dos órgãos. Em consequência, aquelas substâncias ao ficarem retidas no sangue, resultam numa acumulação de produtos metabólicos tóxicos cujo quadro clínico se designa por uremia.
Pode atingir pessoas de ambos os sexos e parece progredir mais rapidamente no sexo masculino. A sua incidência é maior nos adultos e idosos, fazendo com que seja considerada uma doença que atinge sobretudo as idades mais avançadas. Todavia, é importante lembrar que a doença renal crônica (DRC) pode evoluir silenciosamente durante muito tempo. A DRC pode ser diagnosticada através de alguns sinais clínicos, mas o diagnóstico de certeza só é possível através de exames laboratoriais no sangue e na urina.

CAUSAS E SINTOMAS:
1.   A Diabetes Mellitus, sobretudo a tipo 2, é a causa mais comum, de insuficiência renal crônica e nefropatia diabética.
2.   A hipertensão arterial elevada contribui com mais de 20%. A hipertensão surge com frequência associada à obesidade e à Diabetes Mellitus tipo 2.
3.   Muitas doenças renais (nefrites) evoluem ao longo do tempo associando alguns sinais e sintomas pouco evidentes, mas que incluem frequentemente, a hipertensão arterial.
4.   Existem doenças hereditárias dos rins (com vários casos familiares) que podem progredir para a insuficiência renal com necessidade de diálise e/ou transplante.
5.   Em fases já avançadas da evolução da doença pode surgir a anemia que se traduz por sensação de fraqueza e cansaço intenso.
6.   A ausência de sintomas, nos primeiros estádios da doença, faz com que grande parte da população desvalorize os cuidados a ter com a saúde dos seus rins.

PRINCIPAIS SINAIS GERAIS DE ALERTA:
·        Pressão arterial elevada.
·        Olhos, mãos e/ou pernas e pés inchados persistentemente, de manhã ou ao fim do dia.
·        Urina espumosa.
·        Urina com sangue.
·        Urinar frequente e em grande quantidade, sobretudo durante a noite.
·        Perda do apetite e sensação de fraqueza geral ou de cansaço intenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário