BLOG DO PROFESSOR MARCOS FARIA

Seja muito bem vindo ao Blog do Professor Marcos Faria, o objetivo deste Blog, é informar as principais notícias e acontecimentos na minha pequena cidade São João do Oriente, e demais informações sobre o Estado de Minas Gerais, Brasil, América do Sul e Mundial.
Seja bem vindo!
Divulgue para todos os seus contatos!
Forte abraço!
PROFESSOR MARCOS FARIA DE ALMEIDA.

quinta-feira, 3 de março de 2011

ATENDIMENTO DE SAÚDE HUMANIZADO, UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA!

Qualquer paciente ao dar entrada em um ambiente hospitalar, tem a impressão de este ser um ambiente hostil, isto não é de se estranhar, pois além de ser um ambiente completamente diferente, daquele que este indivíduo tem em sua casa, ainda pode ocorrer a seguinte situação, desta pessoa, ser atendida por um profissional de saúde, não tão bem preparado para lidar com o atendimento público.
Ao dar entrada no ambiente hospitalar o paciente, pode se sentir fragilizado, pois o mesmo se encontra cheio de dúvidas e medos. Como amenizar situações como estas? É possível amenizarmos estes impactos que o paciente sofre? Penso que sim, é por isso que cada vez mais as faculdades de saúde em especial, estão implantando em seus currículos didáticos as disciplinas de ciências humanas, e cada vez mais esta sendo colocada em discussão a questão dos benefícios de um atendimento mais humanizado, e penso que os resultados são positivos, mas ainda precisamos melhor? Com certeza que sim, mas os avanços já podem ser notados, pois hoje existe uma barreira muito menor entre o paciente e o seu profissional de saúde, são conversas que mais parecem de amigos.
Portanto faz se necessário que cada gestor de saúde implante em seus setores de saúde, os trabalhos multidisciplinares e multiprofissionais, é algo extremamente complexo, mas medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia e demais áreas de apoio de saúde, aprendam a trabalhar em conjunto, e que em conjunto desenvolvam um atendimento mais humanizado, de forma a amenizar os impactos que o paciente sofre a nível físico e psíquico. A atual cultura de saúde é a cultura da humanização, e quem não se enquadrar automaticamente ficará de fora. Cuidado humanizado, diálogo humanizado, respeito para o paciente, mas também para com familiares.
É momento de investimentos em educação continuada para formação e qualificação de melhores profissionais de saúde. Investir no melhor acolhimento do paciente pela equipe, avaliação mais criteriosa para fatores de risco, mais flexibilidade para visitas familiares, mais privacidade para pacientes, prestar assistência de saúde não somente para o paciente mais para acompanhantes e demais familiares, sistematização dos serviços multiprofissionais e multidisciplinares prestados, implantação de consultorias permanentes, e ter em mente sempre a visão aperfeiçoamento e de ampliação do serviço humanizado. Um sonho tudo isto não sei, mas prefiro pensar que esta é uma tendência que desejo que toda a rede de saúde pública venha a desenvolver.
Mas também penso no lado do profissional de saúde, que precisa ser mais valorização em todos os sentidos! Profissional de saúde mal preparado, mal remunerado, sem condição de trabalho por falta de material e de loca e com excesso de carga horária, este profissional é um sério candidato a rapidamente a adoecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário